“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; Porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração". 1 Samuel 16:7
Quantas vezes não somos pegos de surpresa reparando como “fulano” está vestido, ou como “aquele irmão(ã) é feio(a)”; Mas, muitas vezes, não nos tocamos que estamos julgando algo que para Deus não vale nada; Algo passageiro, uma coisa que “a terra um dia há de comer”.
Se prestarmos atenção, veremos que Deus enviou Samuel até a casa de Jessé para escolher um de seus filhos como o futuro rei de Israel (16:11), e Samuel chegando até a casa de Jessé viu Eliabe – Um homem forte, alto, bonito, ... – e pensou consigo mesmo: “Este deve ser o escolhido por Deus”(16:16), mas Deus disse que ele estava enganado, que ele [Deus] não julga pela aparência, e sim pelo coração (16:7).
Samuel foi “traído” pelos seus olhos pois ele viu a beleza de Eliabe e se encantou com ele, mas Deus tinha se encantado pelo coração de Davi. O escolhido não poderia ser outro além de Davi, tanto é que com nenhum dos filhos de Jessé, fora Eliabe, Samuel sentiu o toque de Deus a não ser com Davi (16:12,13).
Cuidado! Você pode se perder pelos seus olhos, eles são “a janela da alma”, nos revelam muitas coisas, mas podem nos meter em ciladas. O inimigo usa essa “carta na manga” para nos deixar prostrados diante das tentações, mas nós não podemos permitir isso, pois somos livres.
Jessé pode ter pensado que Deus não iria se agradar de Davi, por isso não o mandou chamar para ser apresentado com os seus irmãos, foi só sob um pedido de Samuel que isso aconteceu. Muitas vezes o que pensamos não ser, é. Antes de tomar alguma atitude devemos analisar se estamos tomando atitudes por aparência, pelo parecer.
Pense bem: será que se Deus não tivesse escolhido Davi, em vez disso, tivesse escolhido Eliabe, ele teria sido o mesmo grande homem de Deus que Davi foi? Lembre-se que nada acontece por acaso, tudo tem seu propósito, a sua causa de ser.
Texto por: Tadeu Ribeiro